Relação do Sucesso Escolar e Qualificação dos Professores

Postado em 13/02/2017 às 23:29:39

Relação do Sucesso Escolar e Qualificação dos Professores

Com a proximidade do início de um novo ano letivo, muitos pais ficam em dúvida na hora de escolher a escola ideal para os filhos. Especialistas explicam os principais fatores que influenciam no desempenho escolar no primeiro nível da educação brasileira, o ensino básico. Listamos os principais:

Segundo o doutor em Educação e especialista em Políticas Educacionais, professor Célio Cunha, o fator determinante para a proficiência dos estudantes é o corpo docente, uma escola que não tem bons professores não pode formar bons alunos.

Realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PISA (principal instrumento internacional de avaliação da educação), avaliou o desempenho escolar no Brasil como um dos piores do mundo.

A pesquisa avalia o desempenho de alunos de 15 e 16 anos em três disciplinas: matemática, leitura e ciências. De acordo com a edição 2015, o Brasil ocupa a 65ª posição entre os 70 países avaliados.

Segundo o representante do Movimento Todos pela Educação, os países mais bem avaliados, apesar de terem contextos sociais completamente diferentes, têm algo em comum: uma grande preocupação em formar bons docentes. “Precisamos ver o papel do professor como uma figura estratégica no processo educacional. E dar a eles a estrutura necessária para que realizem o desafio de ensinar” sugere Olavo Nogueira Filho, gerente de projetos do Movimento Todos pela Educação.

Fonte: Metropoles

O que nossos alunos têm a dizer

  • Eva - Atendente Virtual
  • Olá, sou a Eva, Atendente Virtual da Faculdade Metropolitana. Para continuarmos com o atendimento preciso que me informe se já é aluno ou se deseja ser um aluno da Faculdade?

Cadastre seu e-mail


e receba novidades e promoções do
ESTUDE SEM FRONTEIRAS!