Pós-Graduação EAD em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) - 720 Horas
*Após efetuar o pagamento, você tem até 180 dias (curso intensivo) ou 365 dias para concluir o curso de Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Conteúdo do pós-graduação ead em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Conheça o conteúdo do curso Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Grade do curso
Módulo 1: Contextualização e Critérios Diagnósticos do Autismo
- História do Autismo e sua definição- Sinais do TEA na infância
- Critérios diagnósticos do TEA
- A importância da família e o diagnóstico
Módulo 2: Princípios Básicos
- Fundamentos filosóficos da Análise do Comportamento- Princípios Básicos da Análise do Comportamento I - Introdução à Análise do Comportamento Aplicada
- Princípios Básicos da Análise do Comportamento II - A Tríplice contingência e os conceitos de Reforço, Punição e Extinção e Análise Funcional
- Ética e a análise do comportamento
Módulo 3: O Comportamento Verbal
- O comportamento verbal- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários formais – Ecoico, Ditado, Cópia, Textual
- Comportamento Verbal: Operantes verbais primários temáticos - Tato, Mando e Intraverbal
- Comportamento Verbal: Autoclíticos
Módulo 4: O processo de avaliação
- A análise funcional e o TEA- A mensuração do comportamento
- A avaliação comportamental
- Protocolos de avaliação
Módulo 5: Processo de Ensino
- Modelagem e modelação- Ensino em ambiente natural
- Ensino por tentativas discretas
- Generalização de estímulos
Módulo 6: O manejo de comportamentos indesejados
- O comportamento e suas funções: O que é comportamento indesejado?- O manejo dos antecedentes
- Extinção dos comportamentos
- Reforçamento Diferencial
Módulo 7: Habilidades de Ensino I
- O pareamento dos estímulos- O contato visual
- O seguimento de instrução e sua importância
- Sentar, esperar e imitar: Por que isso é importante?
Módulo 8: Habilidades de Ensino II
- O ensino de mandos e tatos- O ensino de ecóico e intraverbal
- A comunicação alternativa
- A fonoaudiologia e sua relação com a aprendizagem da linguagem
Módulo 9: Habilidades Sociais e TEA
- O que é atenção compartilhada?- A importância da autorregulação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- O brincar socialmente
- A interação em grupo
Módulo 10: O ensino de habilidades funcionais e cognitivas
- O que são habilidades funcionais e vida diária- A terapia ocupacional e sua relação com as AVDs
- O que são habilidades cognitivas – Análise de tarefas e encadeamentos
- A seletividade alimentar e o TEA
Módulo 11: As habilidades acadêmicas
- O que é equivalência de estímulos?- Ler e escrever – A aprendizagem da leitura e escrita
- 1 +1, o Ensino da Matemática
- Atividades adaptadas: A parceria com o professor
Módulo 12: ABA na Escola e o papel dos pais
- Análise do Comportamento Aplicada e Educação- Comportamento simbólico e alfabetização
- A interdisciplinaridade da ABA
- A importância dos pais e o treinamento em ABA
Como funciona o curso de Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.
Público-alvo do pós-graduação ead em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O público-alvo do curso de Intervenção ABA para Autismo são profissionais da educação e saúde, egressos de licenciaturas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiologistas, de instituições públicas e privadas, nos diversos níveis de educação. A Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo especializar o estudante na área de interesse. Observa-se que os cursos de pós-graduação não habilitam para o exercício profissional, mas sim os cursos de graduação.
Objetivo do curso de Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Desenvolver habilidades sociais: Um objetivo fundamental de um curso de Intervenção ABA para o TEA é ajudar os indivíduos autistas a desenvolverem habilidades sociais adequadas. Isso pode incluir a aprendizagem de interações sociais básicas, como fazer contato visual, iniciar e manter uma conversa, entender as emoções dos outros e participar de atividades sociais de forma apropriada. Aprimorar habilidades de comunicação: A comunicação é frequentemente um desafio para pessoas com autismo, e um curso de Intervenção ABA pode se concentrar em melhorar as habilidades de comunicação verbal e não verbal. Isso pode envolver o ensino de habilidades como fala, uso de gestos, comunicação por meio de dispositivos de comunicação assistida (DCA) ou sistemas de comunicação alternativa e aumentativa (CAA). Reduzir comportamentos problemáticos: Muitas pessoas com TEA exibem comportamentos problemáticos, como agressão, autolesão, estereotipias (movimentos repetitivos) e comportamentos de evitamento. O curso de Intervenção ABA pode ter como objetivo reduzir esses comportamentos problemáticos, fornecendo estratégias eficazes de manejo do comportamento e ensinando habilidades alternativas mais adaptativas.


